Um Bom Sono

Dormir é essencial para o desenvolvimento cerebral e físico da criança. Sendo assim, os pediatras recomendam alguns truques para que as crianças brinquem durante o dia e, chegada a noite, durmam. Como as crianças são diferentes entre si, as regras que valem para uma, podem não servir para outra. Veja a seguir algumas sugestões que podem auxiliar a criança a ter uma boa noite de sono.

Estabeleça uma rotina

Defina um procedimento padrão para quando a noite cai. Se você definir que a ordem é banho, jantar e cama, faça sempre assim. Para as mais agitadas, um banho morno sempre acalma. Contar histórias também. Quando colocar seu filho para dormir, evite pegá-lo no colo ou acariciá-lo até que caia no sono profundo. Ponha-o no berço para que se acostume a dormir nele.

Produtos tóxicos

Remédios, produtos químicos, produtos de limpeza, venenos para insetos e ratos devem ser mantidos fora da visão e alcance das crianças, pois elas não têm nenhuma noção do perigo destas substâncias e, por curiosidade, acabam levando tudo a boca. Mantenha estes produtos em local alto ou fechado onde a criança não pode ter acesso, e, em caso de ingestão acidental, faça contato o mais depressa possível com o seu médico.

Deixe o medo de lado

Nasce uma mãe e brotam-se medos! São tantas as categorias de medos que se ramificam em muitos outros. É preciso deixar as crianças crescerem mais livres e aproveitar mais a vida, transformando em leveza o que parecia ser pesado!

Estímulos visuais e sonoros

Mesmo que o bebê ainda não entenda com clareza o significado das palavras e não tenha começado a falar, a leitura e a música ocupam papel fundamental no desenvolvimento cognitivo infantil. Seja durante a hora de brincar, antes de dormir, ou até mesmo na hora do banho, cante com ele ou coloque músicas infantis para tocar.

Cuidado com as tomadas

No auge da curiosidade, é comum que as crianças tentem colocar os dedos ou objetos nas tomadas. Por isto, protetores de tomada são essenciais. Verifique também se o espelho das tomadas está bem parafusado na parede. Se a criança conseguir arrancá-lo, pode tentar mexer direto nos fios.